3 de set de 2013

Avaliação baseada em estereótipos e preconceitos prejudica o desempenho escolar


Certa vez, em uma dada escola, o diretor quis provar a todo seu corpo docente o poder dos trabalhos realizados em sala de aula e a força de um conceito pré-estabelecido.
Selecionou, então, duas classes que foram entregues a dois professores no início de um ano letivo. A classe A, composta por alunos avaliados como fracos e medianos na aprendizagem, foi apresentada ao seu professor como a melhor turma da escola. A classe B, esta sim composta por alunos nota dez, foi apresentada ao professor como a classe dos que não tinham muitas condições de aprender. Aos professores foi pedido que fizessem o possível. Ao final do ano, a classe A tinha atingido níveis de aprendizagem superiores aos da B, comprovando a tese do diretor e revelando também a real capacidade de seus alunos.
Este breve relato é o resultado sucinto de uma pesquisa realizada no final do séc. XX. Infelizmente ela se mostra bastante atual, já que as desenvolvidas na primeira década deste século revelam que o ambiente escolar em que reina qualquer tipo de preconceito é prejudicial ao desempenho dos estudantes envolvidos. Ser discriminado por raça, condição socioeconômica, gênero, deficiência ou características pessoais contribui para um baixo rendimento escolar, o que só faz aumentar o preconceito, pois sucessivas avaliações insatisfatórias de um aluno asseguram-lhe apenas o estigma de mau aluno.
Professores cheios de preconceitos e desinvestidos de esperança em relação aos seus alunos engessam o desenvolvimento saudável da aprendizagem.

Vale a dica: se você é professor, não se contente com os rótulos que seu aluno carrega. Procure enxergá-lo de outras formas, não se furte a buscar caminhos que o façam vibrar com a aprendizagem. Todo ser humano tem potenciais a serem desenvolvidos. Seja você o mentor de novos talentos onde ninguém vê mais nada e faça sua batalha como educador valer a pena.


Fonte: http://www.ifono.com.br/ifono.php/avaliacao-baseada-em-estereotipos-e-preconceitos-prejudica-o-desempenho-escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?