27 de mar de 2013

Investimento para a Fonoaudiologia Educacional no Sul!!

Eu apoio e quero no Paraná!! Garanto que você também quer!!

Três cidades (só em SP) com o mesmo curso! RIBEIRÃO PRETO, BAURU e S.J. RIO PRETO.
E a gente aqui, trabalhando com Fono Educacional, sem qualquer perspectiva de um curso assim!
Ai querem reconhecimento, desenvolvimento da área como? Nunca sai nenhum curso desse para a nossa região...
O ponto de partida é fazer entenderem o que de fato é a Fono Educacional e o que fazemos nas escolas. E isso não apenas para a população em geral, mas para a própria classe fonoaudiológica, pois infelizmente a cada dia me certifico mais que tem fono que não sabe.
O Conselho de Fonoaudiologia tem q divulgar mais a área e o Comunidade Cefac e Universidades (Unicentro/PR, Tuiuti/PR, Santa Maria/RS, Cesumar/PR, Unopar/PR, FAG/PR, Univali/SC etc) como instituições de formação, tem que ver a realidade do Sul também!!! Dá para contar nos dedos quem realmente trabalha, promove e divulga a Fgia Educacional por aqui.
Para trabalhar com qualquer especialidade da Fonoaudiologia, temos que ter uma formação posterior aquela da graduação! Entendo que a Fono Educacional é relativamente nova, mas se na nossa região não abrem espaço para ela crescer, fica MUITO difícil atuar! Só congressos, oficinas não suprem essa necessidade!
Já é difícil entenderem o que a gente faz! Se não investem nos profissionais daqui, o que nos resta?
E assim continua o, Fono quê?




Conheça abaixo um pouco das atuações do Fonoaudiólogo no ambiente educacional:
Ótimo programa de Aprimoramento em SP!!!


APRIMORAMENTO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL
RIBEIRÃO PRETO, BAURU E S.J.RIO PRETO

informações e inscrições www.serfono.com.br

programa do curso :

* Possibilidades de atuação do fonoaudiólogo no contexto educacional: elaborando e desenvolvendo projetos
· Aprendizagem e distúrbios do desenvolvimento: TDA/H; Dislexia; distúrbios de aprendizagem; discalculia; disgrafia; disortografia; dificuldades escolares. A identificação precoce e suas manifestações no ambiente escolar
· Avaliação fonoaudiológica nas alterações da leitura e da escrita : processos cognitivos e linguísticos; diagnóstico diferencial e a elaboração de laudos/relatórios; orientação para aplicação prática
· Apresentação dos resultados das avaliações práticas: discussão dos casos; diagnóstico diferencial; elaboração dos relatórios; planejamento da intervenção clínica e da orientação educacional
· Função executiva, memória e atenção: como aplicar tais conceitos em programas de intervenção nos problemas de aprendizagem, com enfoque no ensino e na aprendizagem
· Processamento auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudo de casos
· Alfabetização em uma perspectiva de estimulação multissensorial e global
· Desafios da inclusão: deficiência mental, autismo e outros transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem
· Desenvolvendo habilidades e competências gerais em leitura e escrita
· O professor cuida do aluno, e quem cuida do professor? Melhorando a competência comunicativa e didática dos profissionais da educação.

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