20 de ago de 2012

INTERFACES ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE



PROMOÇÃO

Grupo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Infantil,  Linguagem  e Processos Educativos (GEDILPE) - CNPq





 Os participantes do aperfeiçoamento poderão participar do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, o qual possibilitará a discussão periódica dos temas abordados no curso, com a elaboração de projetos de pesquisa colaborativa e de materiais científicos (artigos e capítulos de livros).


COORDENAÇÃO

Jáima Pinheiro de Oliveira - Fonoaudióloga; Doutora em Educação pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília, SP. Docente do departamento de Fonoaudiologia UNICENTRO Irati/PR e Docente do Mestrado em Educação UNICENTRO – Guarapuava – PR.
Ana Cândida Schier Martins Lopes - Fonoaudióloga Clínica; Mestre em
Fonoaudiologia – Distúrbios da Comunicação Humana (UNESP), Marília, SP.
Viviane Schier Martins Iachak - Graduada em Letras; Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR.


PÚBLICO ALVO

- Professores;       Psicopedagogos;     Gestores escolares; Profissionais e estudantes das áreas de pedagogia e magistério, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e áreas afins.

O APERFEIÇOAMENTO
Objetivos
Promover discussões acerca do desenvolvimento infantil, envolvendo questões sobre linguagem (oral e escrita), alfabetização e o processo ensino-aprendizagem;
Capacitar     os    participantes   a    compreender      o desenvolvimento típico da linguagem oral, da audição, da leitura e da escrita, contemplando os casos de desenvolvimento atípico (Atrasos no processo de aquisição da linguagem – oral e escrita – Desvios fonológicos, Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, dentre outros);
Fornecer subsídios para que estes educadores possam auxiliar seus alunos, preferencialmente, em sala de aula;
Fornecer condições para que estes educadores possam identificar alterações que necessitam de auxílio profissional e construir propostas de trabalho conjunto (pesquisa colaborativa).

     MÓDULO 1 - O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM ANOS INICIAIS:
              PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR
                         [SETEMBRO DE 2012]- 8h/aula
Temas abordados: Concepções de linguagem e o ensino de língua: percurso histórico; O interacionismo em sala de aula: da leitura à produção escrita; Variação Linguística no contexto escolar; O ensino de gramática nas séries iniciais: os gêneros textuais, usos e funções da linguagem.

  
MÓDULO 2 – CONHECENDO O DESENVOLVIMENTO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM: Subsídios para a prática pedagógica[SETEMBRO DE 2012]- 8h/aula

Temas abordados: Conceitos e fases do desenvolvimento da linguagem; Desenvolvimento de habilidades auditivas; Fatores de risco e de proteção para estes processos; Atrasos no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem; Interfaces entre: desenvolvimento da audição e da linguagem, Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

    MÓDULO 3 – POR QUE O MEU ALUNO TEM TROCAS NA FALA E NA
   ESCRITA? QUAL A RELAÇÃO DISSO COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? [OUTUBRO DE 2012] - 8h/aula

Temas abordados: Fatores auditivos e de linguagem oral que podem  nterferir no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; Considerações sobre o "normal" e o "patológico" em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita (leitura e escrita); Nomenclaturas e  lassificações atuais que envolvem as dificuldades de aprendizagem; O que  ão essas “chamadas” dificuldades de aprendizagem.


   MÓDULO 4 - O QUE EU POSSO FAZER QUANDO O MEU ALUNO TEM TROCAS NA FALA E NA ESCRITA? COMO POSSO AJUDAR SEU DESEMPENHO ESCOLAR? [OUTUBRO DE 2012] - 8h/aula
Temas abordados: Como descobrir se essas trocas fazem parte do desenvolvimento "normal" ou se elas se referem a possíveis aspectos "patológicos", em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita (leitura e
escrita); O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso de atraso nesse processo; O que eu devo fazer, quando se tratar de um caso que possa ter aspectos patológicos envolvidos; Quem pode e deve me ajudar; Essa ajuda é apenas clínica ou há possibilidades de intervenção em ambiente escolar; Discussão de casos e possibilidades de adaptações pedagógicas; encaminhamentos e exames complementares.


  MÓDULO 5 – DISCUSSÕES DE CASOS ENCAMINHADOS AOS SERVIÇOS DE FONOAUDIOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA [NOVEMBRO DE 2012] - 8h/aula

Apresentação de casos encaminhados aos serviços de Fonoaudiologia e
Psicopedagogia; Noções acerca de possibilidades de intervenções clínicas (Fonoaudiológicas) e educacionais (adaptações pedagógicas; alternativas em ambiente escolar) elaboradas    conjuntamente       (Professor,   Fonoaudiólogo,     Psicólogo, Psicopedagogo).



 MÓDULO 6 – A IMPORTÂNCIA DO OLHAR DE PESQUISADOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE [NOVEMBRO DE 2012] - 8h/aula

- Normas de elaboração de projetos de pesquisa;
- Possibilidades de investigações interdisciplinares (Fonoaudiologia,
Psicopedagogia e Educação);
- Elaboração de projetos de pesquisa colaborativa
- Estudos de casos.
DATAS E LOCAL: O CURSO SERÁ MINISTRADO AOS SÁBADOS EM LOCAL A SER DEFINIDO PELOS COORDENADORES.
CARGA HORÁRIA- 160 HORAS
Presencial: 120 horas
A distância: 40 horas (leituras e elaboração de estudo
de caso como trabalho final)

PREÇOS PROMOCIONAIS COM DESCONTOS ESPECIAIS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO, MAGISTÉRIO E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA INFORMAÇÕES QUANTO AO INVESTIMENTO E  FORMAS DE PAGAMENTO ENTRE EM CONTATO  PELO CELULAR (42) 99661345 E E-MAIL: ACSM.FONO@GMAIL.COM


IMPORTANTE
PARA CONCLUIR E RECEBER O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO    NO   APERFEIÇOAMENTO   SERÁ NECESSÁRIO ELABORAR UM ESTUDO DE CASO COMO TRABALHO FINAL.


INVESTIMENTO - PREÇOS PROMOCIONAIS
      Tipo de Inscrição             Módulos  Avulsos            Curso completo
                                       
 - Alunos de Graduação e                             R$ 100,00                         R$ 600,00
 - Professores da Rede Pública                                                     

 - Demais profissionais e interessados       R$120,00                           R$  720,00
                     
  **Não haverá devolução de taxas, em caso de desistência.

CARGA HORÁRIA - 160 HORAS
Presencial: 120 horas
A distância: 40 horas (leituras e elaboração de estudo de caso como trabalho
final)

FORMAS DE PAGAMENTO
O CURSO COMPLETO (6 MÓDULOS) PODERÁ SER PARCELADO EM ATÉ SEIS VEZES COM CHEQUES OU PODE SER PAGO À VISTA COM 15% DE DESCONTO;
OS MODÚLOS AVULSOS PODERÃO SER PARCELADOS EM ATÉ DUAS VEZES COM CHEQUES OU PODEM SER PAGOS À VISTA COM 15% DE DESCONTO;

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