Síndrome de Asperger: Guia para professores

Fonte: Online Asperger Syndrome Information and Support

Caro professor
Olá, nós somos os pais do (coloque o nome de seu filho aqui). Nosso filho foi diagnosticado com síndrome de Asperger (SA), que é um transtorno neurobiológico do espectro autista. Crianças com SA podem apresentar dificuldades em utilizar e compreender comportamentos não-verbais e a desenvolver relacionamentos apropriados com seus colegas, em parte, porque nas suas interações, muitas vezes há a falta de um intercâmbio espontâneo.

Apesar de, na maioria das vezes, ele apresentar interesses intensos e competências em determinados assuntos, ele também pode apresentar muita dificuldade com a organização. Crianças com SA podem apresentar falta de empatia, ter dificuldades com problemas sensoriais e muitas vezes elas se apóiam fortemente em rotinas.

Você vai perceber que o nosso filho tem muitos pontos fortes. No entanto, listamos abaixo algumas questões que podem surgir à medida que você trabalhar com ele. Alguns dos comportamentos que você vai observar ao longo do ano não estão sob seu controle, eles não são intencionais, não é resultado de dolo ou de mau comportamento. Às vezes o nosso filho simplesmente não sabe como responder apropriadamente em determinadas situações. Sem dúvida, você irá também desenvolver suas próprias estratégias que serão úteis nessas situações.

Por favor, fique a vontade para nos chamar a qualquer momento para falar sobre o nosso filho ou se tiver dúvidas sobre a Síndrome de Asperger. Nós podemos ser contatados por meio de: (disponibilize aqui todas as formas de contato com sua família, telefone, celular, email etc).

Você também pode obter informações sobre a síndrome de Asperger no site www.mundoasperger.com.br.

Sinceramente, agradecemos a sua caminhada conosco e por fazer parte da história do nosso filho!


Comportamentos Gerais

Esta síndrome é caracterizada por um tipo de desenvolvimento peculiar como se fosse uma espécie de "queijo suíço", ou seja, algumas coisas são aprendidas de forma adequada à idade, ao passo que outras coisas podem ficar para trás ou estar ausentes. Além disso, as crianças podem ter habilidades anos à frente do desenvolvimento normal (por exemplo, uma criança pode compreender os princípios matemáticos complexos, da mesma forma que poderá não será capaz de se lembrar de trazer a sua lição de casa).

É importante salientar que mesmo quando uma criança com SA aprende alguma coisa em uma dada situação, nem sempre ela se lembrará automaticamente ou será capaz de generalizar a aprendizagem para novas situações.

Nosso filho criança reage bem ao estilo positivo e paciente de ensino. De um modo geral um adulto falando com uma voz calma e ponderada vai colher muitos benefícios. Mas, deixe claro desde o início que você é o professor e ele o aluno, pois é você quem deverá ter o domínio da situação.

Às vezes, nosso filho poderá experimentar colapsos, onde pouco poderá ser feito até que ele saia desta situação. Em momentos como este, conduza-o para um local tranqüilo e seguro, onde nosso filho possa se restabelecer. Depois que a situação se acalmar, tente tomar nota do que ocorreu antes do colapso (como uma mudança inesperada na rotina, um barulho, uma imagem, por exemplo).

Quando se chega a um ponto no qual as coisas na sala de aula estão indo bem, isso significa que se está no caminho correto. Mas, não pense que o nosso filho está curado, que não terá mais problemas ou que está na hora de retirar o apoio. Na verdade, entenda isso como um sinal verde para que se aumentem gradualmente as exigências.

Nosso filho pode ter tiques vocais ou “chiliques”. Esteja preparado para eles, especialmente quando se tem um momento difícil. Também, por favor, deixe claro às outras crianças que esta é uma forma dele lidar com o estresse ou medo.

Quando você observar “chiliques” ou outros tipos de reações inoportunas, saiba que nosso filho não está sendo deliberadamente hostil. Em vez disso, entenda que se trata de uma luta interna, um susto ou até mesmo uma reação a algo que o está colocando em uma situação desconfortável. Pense nisso como uma sobrecarga de um circuito elétrico, onde a prevenção às vezes pode inibir situações, se você perceber os sinais de alerta antecipadamente. Com o tempo você desenvolverá esta percepção e será capaz de prevenir e se não for possível, ajudá-lo a sair dessa situação.

Nosso filho pode precisar de ajuda para resolver situações-problema. Por favor, esteja disposto a ter tempo para ajudá-lo com isso. Muitas vezes, uma criança com necessidades educativas especiais decorrentes da síndrome de Asperger, apenas com uma pequena atenção extra, pode seguir no caminho certo para alcançar o seu potencial acadêmico e pessoal.

Ao dividir atribuições entre grupos, designe você em vez de deixar para que as outras crianças escolham os membros, caso contrário as chances de que o nosso filho fique de fora ou sinta-se excluído será maior.

Observe e não deixe de reforçar positivamente com elogios seus acertos e pontos fortes, por menor que eles sejam. Isto vai dar ao nosso filho a confiança necessária para que ele trilhe o caminho certo para o seu desenvolvimento intelectual.

Fomente um ambiente de sala de aula que suporte a aceite as diferenças e a diversidade.


Repetições

Nosso filho pode repetir muitas vezes a mesma coisa, e você perceberá que isso tende a ocorrer à medida que aumenta o estresse e/ou a sua ansiedade.

Evite responder as mesmas coisas repetidas vezes, ou elevar a sua voz na respostas seguintes ou apenas apontar que a pergunta está sendo repetida. Em vez disso, tente redirecionar a atenção de nosso filho ou encontrar um caminho alternativo para que ele possa sair dessa situação.

Permita que o nosso filho possa escrever uma pergunta, expor seu pensamento por escrito ou mesmo desenhar algo para que ele possa quebrar o ciclo de estresse e ansiedade.


Mudanças

Nosso filho pode apresentar uma grande dificuldade com mudanças. Ter um quadro ou um calendário de atividades pode ser útil.

Por favor, informe o quanto antes for possível, qualquer mudança ou necessidade de interrupção em um calendário de atividades já informado a ele.

Informar uma ou duas vezes que uma mudança de atividade ou na programação irá ocorrer pode ser suficiente para que ele a aceite. Pergunte a ele se está ciente da mudança e se está de acordo. Na maioria das vezes, ao tomar ciência da mudança de maneira antecipada e ser informado do que irá ocorrer em substituição tende a torná-lo tolerante e receptivo à mudança.


Habilidades sensoriais, motoras e processamento auditivo

Nosso filho pode apresentar dificuldades para compreender uma seqüência de instruções ou muitas palavras de uma só vez.

Quebrar a instrução dentro de uma seqüência de passos simples é bastante útil.

Você pode utilizar fichas com fotos, figuras ou mesmo instruções dentro de uma seqüência para ilustrar quais as atividades prevista para aquele dia, por exemplo uma ficha para aula de português, outra para matemática, uma figura de lanche para representar o intervalo, uma foto da quadra de esportes para representar a aula de educação física e o desenho de uma casa para indicar o término das atividades.

Procure falar devagar e em frases menores para ajudá-lo a compreender uma instrução.

Indicações são mais facilmente compreendidas se forem repetidas forma clara, simples e em uma variedade de maneiras.

Nosso filho pode agir de uma forma muito desajeitada (coordenação), ele também pode reagir a certos sabores, texturas, cheiros e sons.


Estímulos

Ele pode se sentir incomodado por ruídos altos ou baixos, luzes, texturas e sabores fortes, por causa da hipersensibilidade a estas coisas.

Diante de muitas crianças, local tumultuado, barulhento e com ruídos, por favor, tente ajudá-lo a encontrar um lugar tranqüilo para que ele possa se confortar.

Intervalos de atividades e ambientes desestruturados (como almoço, lanche e trocas de sala de aula) podem vir a ser confusos para ele. Por favor, tente ajudá-lo fornecendo algumas orientações e solicitando a outros adultos ajuda extra durante estes momentos mais difíceis.

Permita que ele se movimente, pois ficar sentado por longos períodos de tempo pode ser muito difícil.

Posicione-o na sala de aula de maneira que ele recebe os seus estímulos e não do ambiente e procure manter contato visual para verificar se ele está recebendo suas mensagens.

Em alguns casos é saudável que ele faça uma pequena caminhada, com um amigo ou auxiliar de ensino, mas não faça disso uma regra, pois ele pode incorporar como uma rotina e não desejar mais permanecer em sala de aula.


Dicas Visuais

Algumas crianças aprendem melhor com ajuda visual, tais como imagem de horários, indicações escritas ou desenhos (outras crianças podem compreender melhor com instrução verbal).

Sinais de mão podem ser úteis, especialmente para reforçar certas mensagens, tais como: "esperar a sua vez", "parar de falar", ou "falar mais devagar ou suavemente".


Interrupções


Às vezes, pode demorar mais que poucos segundos para o meu filho responder às perguntas. Ele precisa interromper o que ele está pensando, se posicionar na questão, formular uma resposta e depois responder. Por favor, aguarde pacientemente a resposta e encoraje outros a fazerem o mesmo. Caso contrário, ele terá que começar tudo de novo.

Quando alguém tentar o ajudar a terminar suas frases ou o interromper, em alguns casos, ele necessitará voltar ao ponto inicial e começar de novo sua resposta para restabelecer a sua linha de pensamento.


Contato Visual

Em determinadas situações, pode parecer que nosso filho não está te ouvindo, mas na verdade ele realmente está. Quando ele não estiver olhando para você, não presuma que ele não está lhe ouvindo.

Ao contrário da maioria de nós, por vezes, forçar o contato visual quebra a sua concentração. Ele pode realmente ouvir e entender melhor você sem a necessidade de olhar diretamente em seus olhos.


Habilidades sociais e amizades

Aqui reside um dos maiores desafios para as crianças com SA. Elas são bastante desajeitadas para iniciar uma amizade, apesar de desejá-la, pois não tem idéia de como funciona esse jogo social.

Identificar um ou dois alunos que tenham empatia com ele e que possam se tornar seus colegas pode ajudar o nosso filho a se sentir em um ambiente amigável.

Sensibilizar os outros colegas da classe também pode ser útil, se for feito de uma forma positiva. Por exemplo, falar que todos nós temos desafios a enfrentar e que isso não é diferente para uma criança com síndrome de Asperger. O seu maior desafio é entender bem as situações sociais e que para isso ele necessita da compreensão daqueles que participam de seu convívio. Que essa dificuldade é semelhante ao caso de outras crianças, como aquelas que necessitam de óculos para enxergar ou de um aparelho de audição para ouvir.

Os alunos com Síndrome de Asperger são potenciais vítimas de atos de bullying praticados por outras crianças. Isso é causado por alguns fatores: Existe uma grande probabilidade de que o ato intimide a criança com Asperger, o que reforça esse tipo de comportamento; crianças com Asperger desejam ser incluídas e gostariam tanto de ser que elas acabam não relatando os atos de bullying, temendo a rejeição do autor e/ou dos outros estudantes.


Rotina


A rotina é muito importante para a maioria das crianças com síndrome de Asperger, mas pode ser muito difícil de alcançar em uma base regular em nosso mundo.

Por favor, deixe nosso filho saber de todas as mudanças previstas, assim que conhecê-las, especialmente por meio de imagens ou horários.

Deixe-o saber, se possível, quando haverá um professor substituto ou uma atividade externa que possa vir a ocorrer durante o horário regular escolar.


Linguagem

Apesar de que o seu vocabulário e uso da linguagem possam parecer de alto nível, crianças com síndrome de Asperger, podem não saber o significado do que estão dizendo mesmo que as palavras sejam pronunciadas corretamente.

Piadas e palavras de duplo sentido muitas vezes não são compreendidas por nosso filho. Mesmo com explicações do que se entende por tais palavras, na maioria dos casos elas não serão suficientes para esclarecer o seu significado, pois as perspectivas de uma criança com síndrome de Asperger podem ser únicas e, às vezes, imutáveis.


Habilidades organizacionais

Nem sempre nosso filho tem a capacidade de se lembrar de um monte de informações ou a habilidade de recuperar essas informações para a sua utilização.

Pode ser útil para desenvolver programações (imagem ou escrita) para ele.

Por favor, disponibilize individualmente para ele, em sua mesa, quais as lições de casa que deverão ser realizadas e os respectivos prazos de entrega para que ele possa fazer uma cópia. Por favor, certifique-se que essas obrigações foram anotadas e o material necessário foi colocado em sua mochila, porque nem sempre ele será capaz de contar tudo o que deve ser feito quando chegar em casa.

Se necessário permita que ele copiar as anotações de outras crianças ou mesmo forneça uma cópia da matéria. Muitas crianças com síndrome de Asperger também apresentam disgrafia, ou seja, eles são incapazes de ouvir você falar, ler o quadro e tomar notas ao mesmo tempo.


Uma Palavra Final

Às vezes, alguns comportamentos do nosso filho podem ser inoportunos e irritantes para você e para os alunos da sua classe. Por favor, saiba que isto é normal e esperado. Tente não deixar que um dia difícil estrague o fato de que você é um(a) professor(a) maravilhoso(a), diante de uma situação desafiadora pela frente e que nada será igual ao trabalho que você já realizou em outras oportunidades.


Você também vai estar diante de situações novas e únicas no mundo e experimentará o prazer das pequenas conquistas e o sabor da vitória de uma maneira especial, pois são essas pequenas vitórias que fazem a diferença no desenvolvimento de nosso filho e que proporcionará uma nova sensação de sucesso profissional a você.

Sinta-se livre para compartilhar conosco o que você quiser. Já ouvimos muitas coisas antes. O que você tiver que falar para nós não irá nos chocar ou nos fazer pensar mal de você.

A comunicação é a chave e, trabalhando juntos como uma equipe, nós poderemos fornecer o melhor para você e para o nosso filho.

Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas