Perspectivas Atuais em Fonoaudiologia‏



Descrição rápida
Autores: Juliana Marcolino, Ana Paula Zaboroski e Jáima Pinheiro de Oliveira
ISBN - 978-85-89892-74-2
Idioma: português
Edição - lançado em 06/2010
peso - 400g
Tamanho - 16 x 23 cm
Preço - R$ 45,00
Número de páginas - 264

Disponível para compra: Pulso Editorial (clique aqui)


Descrição do produto

O livro Perspectivas Atuais em Fonoaudiologia: refletindo sobre ações na comunidade contempla áreas carentes quanto à publicação de experiências fonoaudiológicas que retratam diversas realidades do nosso país, facilitando a aplicabilidade de seus resultados. Além disso, volta-se de modo especial à descrição de alguns projetos de extensão, o que incentiva a parceria entre a Universidade e a comunidade, na tentativa de mostrar o quanto essa aproximação é possível e cada vez mais necessária.
Léslie Piccolotto Ferreira


Não é de hoje que questionamentos acerca da função social da universidade frequentam debates filosóficos e científicos sobre os rumos da humanidade, tanto no Brasil quanto em outros países. Na universidade presenciamos a tensão presente no relacionamento do famoso “tripé indissociável” – ensino/pesquisa/extensão – de lugar comum em discursos verborrágicos, desprovidos de qualquer intenção de estabelecer coerência com as ações hipocritamente anunciadas. [...] as organizadoras demonstram louvável lucidez ao nos proporcionarem a leitura não de uma carta de intenções, mas, ao contrário, de ações acadêmicas que a partir da extensão articulam, efetivamente, ensino e pesquisa.
Gilmar de Carvalho Cruz


SEÇÃO 1
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM IDOSOS


Capítulo 1
Atuação Fonoaudiológica com Idosos Institucionalizados
Célia Maria Giacheti
Cristiana Ferrari
Heraldo Lorena Guida

Capítulo 2
Atuação Fonoaudiológica em Pacientes Adultos com Doenças Neurológicas
Juliana Marcolino
Lílian Prado

Capítulo 3
O Centro de Atendimento a Afásicos (CAAf) da DERDIC/PUC-SP: atendimento clínico, inclusão social e atenção à família
Suzana Carielo da Fonseca
Maria Francisca Lier-De Vitto

Capítulo 4
Linguagem e Envelhecimento: práticas de letramento junto a um grupo de pessoas com mais de 60 anos
Giselle Massi
Regina Celebrone-Lourenço
Rebecca Torquato

Capítulo 5
Grupo: uma proposta de intervenção junto a familiares de pacientes neurológicos
Ana Paula Santana
Maria Regiana Franke Serrato
Francisleine Moleta
Renata Costa Riemke


SEÇÃO 2
PROMOÇÃO À SAÚDE FONOAUDIOLÓGICA


Capítulo 6
Uma Proposta de Trabalho de Prevenção Primária em Fonoaudiologia: projeto de extensão universitária (Proext)
Carolina Lisboa Mezzomo
Maira Rozenfeld Olchik
Mauriceia Cassol

Capítulo 7
Ações Diagnósticas e Educativas com Gestantes e Puérperas em Maternidades Desenvolvidas no Contexto de um Projeto de Extensão Universitária
Luciana Tavares Sebastião

Capítulo 8
Salas de Espera: espaços com potencial para ações que integrem a educação e a saúde
Tania Moron Saes Braga
Jáima Pinheiro de Oliveira

Capítulo 9
Contribuições de uma Oficina para a Comunidade Acadêmica no Contexto da Campanha Nacional da Voz
Ana Paula Zaboroski
Juliana Marcolino

Capítulo 10
Saúde Vocal do Professor: ações diagnósticas e educativas desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão universitária
Eliana Maria Gradim Fabron
Luciana Tavares Sebastião

Capítulo 11
Promoção Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil (PAIDI)
Jáima Pinheiro de Oliveira
Tatiani de Cristo
Rudahyra Osswald de Oliveira
Graziela Bougo Chamarelli
Ana Paula Zaboroski
Ana Cândida Schier


SEÇÃO 3
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM LINGUAGEM INFANTIL


Capítulo 12
Grupo de Familiares de Surdos
Ana Cristina Guarinello
Luciana Cabral Figueiredo

Capítulo 13
Programa de Intervenção na Disfluência Infantil (PIDI)
Cristiane Moço Canhetti Oliveira

Capítulo 14
Programa de Atendimento Fonoaudiológico em Saúde Mental Infantil (PASMI)
Andréa Regina Nunes Misquiatti
Maria Cláudia Brito
Francisco Baptista Assumpção Jr

Capítulo 15
Fonoaudiologia e Linguagem Escrita: uma proposta de trabalho grupal
Ana Paula Berberian
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado

Capítulo 16
Atendimento Fonoaudiológico a Escolares com Transtornos de Aprendizagem: atuação em oficinas de leitura e escrita
Simone Aparecida Capellini
Ravena Karen Furst Silva
Maria Nobre Sampaio
Lara Cristina Antunes dos Santos
Maria Dalva Lourenceti
Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula

Capítulo 17
Experiência em Extensão voltada para os Desvios Fonológicos
Gilsane Czlusniak
Dionízio Bartiechen
Marinei Lima
Franscislaine Golembiouski
Tatiane Santos

Comentários

  1. Olá, é sempre importante dividirmos informações sobre a Fonoaudiologia. Já estou seguindo o seu blog!

    Abraços!

    Sempre que puder, visite o meu blog também:

    http://fonoaudiologiaempauta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou?

Postagens mais visitadas