COTONETES MACHUCAM OS OUVIDOS?



Sim!! Não se deve introduzir nada nos ouvidos e, quanto menos mexermos neles, menos problemas teremos. O cerume é uma secreção produzida pela própria pele do conduto auditivo e tem a importante função de proteger tanto essa delicada pele quanto a membrana do tímpano. A falta dessa proteção facilita a ocorrência de irritações que evoluem para inflamações, otites ou para coceiras, chamada de eczema. Por isso, é um grande erro querer limpar o conduto auditivo; o cerume NÃO deve ser removido. O uso indevido do cotonete leva à remoção do cerume ou, então, faz com que ele seja deslocado para o fundo do conduto auditivo, causando as chamadas "rolhas de cerume" que obstruem a passagem do som.

Não é raro, também, observarmos acidentes com o cotonete, principalmente em crianças, com ferimentos às vezes graves para o ouvido. No máximo, sugere-se limpar a entrada do conduto externo com uma toalha durante o banho. De qualquer maneira, jamais introduzir cotonetes, botões, tampinhas, lápis, grampos de cabelo, fósforo ou feijão no ouvido e perambular pelo banheiro como muita gente faz. Isso é causa de acidentes gravíssimos.

Além disso, fique atento se crianças ou adultos:- Se assustam com portas que batem.
- Olha e/ou responde quando alguém chama.
- Escuta a campanhia da casa e do telefone

Se não reage a esses sons, é sinal que pode não estar ouvindo bem!
Não fique em lugares onde o barulho é muito forte. O excesso de barulho pode prejudicar a audição.

Se você ficar em duvida quanto à sua audição ou de algum conhecido, procure um médico ou um fonoaudiólogo, eles poderão esclarecer as suas dúvidas e realizar os exames necessários.

Comentários

Postagens mais visitadas