13/07/2009

Desenvolvimento de linguagem - JARDIM II



ATIVIDADE N°1
Vamos adivinhar?
Objetivos: Expressar frases com duas palavras, adivinhar as ações e desenvolver a oralidade.
Descrição da atividade
Forma-se um círculo com as crianças e convida-as para brincar de mímica. Em seguida, dramatiza e movimenta a mímica(dormindo,dirigindo,comendo...)e pergunta-se a elas o que estou fazendo? Num segundo momento, convidam-se também as crianças para que façam outros movimentos.


ATIVIDADE N°2
Classifico
Objetivos: Enriquecer o vocabulário e relacionar objetos com o uso, desenvolver a oralidade.
Recursos: diferentes objetos familiares como prato, caneca, jarra, boneca, carrinho, peteca, bola...
Descrição: Peça a criança que pegue os objetos um a um, dizendo seu nome e para que serve organizado-os de acordo com o seu uso(uma caixa brinquedos e outra coisas de cozinha).


ATIVIDADE N°3
O dedo curioso
Objetivos: Expressar palavras completas, instigar a atenção, construir idéias a respeito da ilustração.
Descrição da atividade: Selecione uma ilustração com muitos elementos ou objetivos sobre um mesmo tema, por exemplo: (uma cena campestre com animais, pessoas e paisagens; uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças, bexigas)...
Peça às crianças que se sentem formado um semi-círculo. Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos. Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequena?
onde está? Repita as respostas das crianças formando frases completas, mas curtas: É um cavalo? Esta comendo grama? É um cavalo pequeno?


ATIVIDADE N°4
Siga seu mestre..
Escolher uma criança ou um professor para ser o mestre, o qual terá que ordenar algumas tarefas de imitações:
- Andar imitando um carro, moto, trem, telefone tocando, avião, imitar animais etc..
- Fazer exercícios faciais..
- Jogar beijo, estralar a língua, fazer caretas, falar com a língua para cima, falar palavras: Trem, Blum, Blom, din, don, soprar canudo, soprar bolinha de isopor..
- Trava língua (r,rr)
- O rato Roeu a roupa do rei de Roma. A rainha de raiva roeu o resto..
- A aranha arranha o jarro,o jarro aranha a arranha..
Variações: Falar alto, baixo, grosso, fino, ligeiro e devagar..

ATIVIDADE N° 5
Qual é sua ilustração?
Objetivo específico: identificar o texto que corresponde a cada ilustração.
Recursos: Fotocópias das imagens de uma história conhecida, 20 cartões de cartolina, tesoura e cola.
Descrição: recorte das fotocópias a parte correspondente ao texto. Cole essa última nos cartões de cartolina.
Leia a história várias vezes até que as crianças se familiarizem com a seqüência dela.
O educador auxilia com pistas para que a história seja montada na seqüência correta.


ATIVIDADE N° 6
Que cheiro é esse?
Objetivo específico: Desenvolver a percepção sensorial.
Recursos: Uma bandeja, uma venda para os olhos e diversas frutas.
Descrição:
- convide as crianças para brincar de adivinhe que fruta é? Explique a elas que, para tornar a brincadeira mais divertida, o adivinhador deverá estar de olhos vendados.
- vende os olhos de um voluntário, corte as frutas e coloque - as na bandeja.
- Permita que cheire uma fruta por vez, peça que ela identifique.
- Sugira que retire a venda a verifique em quantos casos acertou.

Variação:
Também com os olhos vendados, podemos fazer com que as crianças apalpem ou saboreiam a fruta para que tente adivinhar qual é.


ATIVIDADE N° 7
A busca do tesouro
Objetivo específico: Seguir pistas verbais para encontrar um objeto escondido.
Descrição: Esconda um objeto e convide as crianças a encontrá-lo seguindo as pistas que você oferece. Estimule as crianças a prestarem atenção e que em seguida procurem o tesouro. Quem o encontrar ganhará o direito de esconde-lo e dar as pistas para que o encontrem.

Ex: Busca busca marinheiro,
Um tesouro muito bem escondido,
Tem rodinhas e é pequeno,
Pode estar perto de algum sapato,
Atrás de uma caixa,
Você tem alguma idéia de onde possa estar?

ATIVIDADE N° 8
Parlendas e trava-lingua
Objetivos: Desenvolver as Competências Básicas da Linguagem Oral: Falar, Ouvir e ler.
Metodologia: Nesta Atividade a Professora fará a leitura de parlendas e trava-linguas, onde as crianças repetirão promovendo a interação e a diferenciação da linguagem cultural.

ATIVIDADE N° 9
Dramatizações de histórias
Objetivos: Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão a partir do intercambio social ao ouvir e participar do relato de histórias.
*despertar o gesto e o interesse pela leitura, sabendo que nós professores devemos ler diariamente para nossos educandos.
Metodologia: para iniciar será contado uma história ilustrada que seja de interesse da criança, pois através dela poderá retirar algo de importante para o seu amadurecimento, forma de viver, pensar, agir e relacionar-se como seu grupo social.
Ao ouvir história a criança realiza os movimentos corporais e gestos indicados na história, favorecendo a ampliação do conhecimento de si e do outro.


ATIVIDADE N° 10
Roda de conversa
Objetivos: planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidades como: conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos, comunicativos informais;
• Propiciar que conversem bastante com situações organizadas pelo professor;
• Ampliar o vocabulário, a interpretação oral e a criatividade;
• Desenvolver o imaginário e o pensamento.
Metodologia:
Através da roda de conversa será abordado um tema direcionado pelo professor onde a criança terá seu tempo para expor suas idéias, novidades, descobertas, etc.
Na roda de conversa poderá ser feito outras atividades como:contação de histórias, entoar canções, declamar poesias, parlendas, para que haja boa interação é preciso um clima de respeito, confiança e afeto entre professor e aluno, onde a criança sinta-se á vontade no ambiente.


ATIVIDADE N° 11
O tapete mágico
Objetivos: Trabalhar o texto com figuras: medidas, quantidades, cores, coordenação motora, criatividade, atenção, concentração, percepção.
Fazer o tapete: Medir seis quadrados de tamanhos iguais, desenhar as figuras geométricas no tapete. Fazer um quadrado (dado), 15 cm cada lado e em cada parte coloca-se uma figura geométrica de cada cor, igual ao tapete.
Procedimento: Chama duas crianças para brincar.
1- jogo o quadrado e qual figura cair a outra criança pula no quadrado, até todos participarem.
Variações: números, letras, nome das crianças.


ATIVIDADE N° 12
Recreação Esportiva
Objetivos: Corrida de obstáculos: experimentar ao máximo os movimentos que requeiram o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo; desenvolver aptidões como destreza, coordenação motora, salto, entre outros.
Materiais usados: Obstáculos como caixas, tijolos, mesa, cadeiras, colchões, bolas, dentre outros para serem puladas pelos alunos.


ATIVIDADE N° 13
Massa de modelar
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de sal
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de tinta guache
( da cor de sua preferência).
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes numa bacia e amasse com as mãos até obter uma massa bem lisinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?