Desenvolvimento da linguagem - JARDIM I



ATIVIDADE N°1
Baixa dos Objetos:
Nessa atividade trabalha a linguagem oral, raciocínio lógico, atenção, conhecimentos e desperta no educando o gosto de aprender coisas novas.
Como brincar: o professor colocara numa caixa vários objetos do conhecimento das crianças e alguns poucos conhecidos, isso fará com que a criança adquira um maior conhecimento sobre o objeto apresentado. O professor vai perguntar sobre as utilidades do objeto. Quando a criança não souber responder as demais poderão ajudar, ou o professor. O professor deverá questionar bastante e com jeitinho fará com que todos participem.


ATIVIDADE N° 2
Brincadeira: cantiga de roda.
Nome: Viuvinha porque chora?
Nessa brincadeira trabalha-se o movimento e linguagem oral.
Objetivos: desenvolver no educando a expressão corporal, afetividade, atenção, concentração, movimento amplo do corpo e o gasto pelo brincar.
Como brincar: em círculo uma criança fica no centro do círculo agachado de cabeça baixa fazendo de conta que está chorando. As demais contam a música e no fim da música a criança que está no centro deverá escolher alguém e abraça-la a qual será a próxima viuvinha ou viuvinho.
Música – viuvinha por que chora teu marido já morreu sente falta de carinho se levanta e abraça eu.
OBS: A brincadeira termina quando todas participarem, pode acontecer das crianças escolherem as professoras, isso é muito bom.


ATIVIDADE N°3
Entrevista
Objetivo: Desenvolver a expressão oral e imaginação.
Descrição: Elaborar os fantoches de personagens com caras conhecidas,
por exemplo, da xuxa, homem aranha, etc.
em seguida começa a entrevistar as crianças ou vise versa.


ATIVIDADE N°4
Televisão
Objetivo: Desenvolver a capacidade de interpretação e comunicação.
Descrição: Colocar figuras de animais, insetos ou plantas. E coloque-os em cena.
Deixe-que, quando aparecer cenas todas façam perguntas sobre o que vem, e ou,
prof facilite as cça a perguntar:
O que é isso, o que esta acontecendo, etc?



ATIVIDADE N°5
O telefone
Objetivo: Oferecer oportunidades para a expressão oral e a comunicação.
Descrição: Dialogar com as crianças sobre as regras de saudação e conversação
pelo telefone. Em seguida peça a uma criança que chame outra pelo telefone e pergunte
a ela como vai, o que vai fazer, do que gostaria de brincar entre outros. Pode-se até fazer
o som da campanhia no telefone.


ATIVIDADE N°6
Cantinhos de Atividades
Cantinho A
Objetivos – manusear tubos e cores de papelão com tamanhos variados.
- conversar livremente, cumprir ordens; sentir texturas (duro ou mole) observar tamanhos, imitar vozes de animais e sons grossos e finos, leves e fortes etc; brincar de telefonar entre os colegas e professoras. Através de orientações e ordens dirigidas.
Material: tubos e cones de (madeira) papelão.

Cantinho B
Objetivos: Construir livremente casinhas, garagens, ruas, torres...usando a imaginação e a criatividade, ajuda mútua, partilha, conversação, orientação da professora, desenvolvimento a oralidade e a expressão. Interrogações: em cima, embaixo alto baixo.
Material: tocos de madeiras de varias formas.
Animais de plástico, carrinhos, objetos, tapetes, tiras de papel...

Cantinho C
Casinha: desenvolver a oralidade através da casinha das bonecas. O faz de conta; brincar de família; vizinha; tomar mate; trocar de nenê; lavar roupa; estender no varal; comidinhas; visitas; através de perguntas conversação.
Material: casinhas com as mesmas cobertas, com cobertor, colchão, bonecas, panos, prendedores, bacia, fio, xícaras, bolachas, cadeiras.

Cantinho D
Pingo mágico: Descobrir o desenho surpresa, identificar cores vermelho amarelo dobrar o papel em quatro partes, identificar o desenho dando-lhe o nome. Completar o desenho com partes que faltam e contar com ajuda das crianças. Fazer um grande circulo e cada criança mostras dos demais e contar o seu nome o que faz, o que come, onde mora, cor, tamanho, voz, n° de animais ou desenhos. Sempre ajudar as crianças através de interrogatório (repetição correta das palavras, nomes dos desenhos etc. Aplaudir cada aluno que representa seu trabalho. Exposição dos trabalhos no mural com o nome da criança e do desenho.


ATIVIDADE N°7
Incentivar os pequenos a cantar (5 dedinhos):
• Material utilizado: confeccionar mascaras de patos junto com eles. Cantar a musica diversas vezes, usando os dedos na contagem dos números, 5 crianças serão os patinhos, 1 a mamãe, 1 grupo de crianças irão cantar a musica enquanto isso os demais irão dramatizá-la. OBS: Nessa atividade todas as crianças usarão a mascara.
Objetivo da atividade:
• Desenvolver a oralidade;
• Estimular a linguagem oral;
• Desenvolver o raciocínio, atenção e concentração;
• Desenvolver a criatividade;
• Estimular a contagem;
• Interpretação;
• Estimular o faz de conta.


ATIVIDADE N°8
Saco surpresa
• Material usado: bolinhas de diversos tamanhos, potes, carrinhos, bonecas, etc.
Modo de jogar: colocar dentro do saco os objetos, pedir ao aluno que retire um objeto do saco falando o nome do mesmo aos seus colegas, sua utilidade, cor tamanho. Para iniciar a atividade os alunos deverão estar sentados círculo. Um aluno será escolhido para ir para o centro e os demais cantarão esta musica:
DA SACOLA MEUS COLEGAS
UM BRINQUEDO IRA TIRAR
PRESTAREI MUITA ATENÇÃO
PRA PODER ADIVINHAR (CIRANDA CIRANDINHA)

Objetivos da atividade:
• Noção maior/menor;
• Uso de cores;
• Atenção/concentração;
• Oralidade através da música.


ATIVIDADE N°9
Musica atirei o pau no gato
As crianças em circulo, canta-se musica, passando a bola, em quem parar o MIAU poderá imitar vozes de animal, esse animal pode ser solicitado pela turma ou professor, antes ser feito uma listagem de animal para a imitação da atividade, claro que oralmente. Também podemos trabalhar o lado contrario da cantiga que é: NÃO ATIRE O PAU NO GATO PORQUE O GATO É UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.
Objetivos da atividade:
• Atenção e concentração;
• Ampliar o conhecimento dos educandos com imitações;
• O porque de cuidar dos animais;
• Conscientização sobre os cuidados com os animais.


ATIVIDADE N°10
Uso da linguagem
Objetivo: Promover o uso da linguagem com m determinado fim.
Recursos: Brinquedos.
Descrição: Peça à criança que chame as pessoas que estão em sua volta.
Motive-a a que peça a você os brinquedos que estão no alto.

Ensine-a a transmitir mensagens simples e a cumprir instruções simples: me dá o sapato. Dá pra tia a bola.


ATIVIDADE N°11
Classifique os objetos pelo seu uso.
Objetivo: enriquecer o vocabulário
Recursos: diferentes objetos, como uma caneca, um prato, uma jarra, uma boneca, um fantoche, fio, lã e tesoura.
- peça à criança que peque os objetos um a um, dizendo seu nome e para que servem e organizando-os de acordo com seu uso separando-os em duas caixas: coisas da cozinha e coisas de costura.

Comentários

  1. muito bom! vou pegar as dicas e trabalhar com meus alunos de educação infantil !!! beijos

    ResponderExcluir
  2. acho que tem muito boas dicas...

    obrigado ... beijinho

    continuem...

    ResponderExcluir
  3. amei as dicas!!!! vou trabalhar com meus alunos do martenal

    ResponderExcluir
  4. Gostei muuuuuuuuuuito!
    Com certeza irá me ajudar nos meus trabalhos com os meus baixinhos.
    grata,
    Eliete.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigadoooooo ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. Amei! Estava precisando de umas atividades para desenvolver a linguagem dos meus alunos do maternal e encontrei aqui.
    Com certeza me ajudará muito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou?

Postagens mais visitadas